segunda-feira, 14 de abril de 2008

Uma introdução por WARSCHAUER

Artigo de M. Warschauer publicado em 1996, “Computer-assisted language learning: An introduction” traz considerações sobre o fato de os computadores terem se tornado equipamentos relativamente comuns nas sociedades ocidentais, já naquela época, merecendo, portanto, dos professores de inglês, atenção sobre a repercussão de seu uso no (e para o) ensino de línguas...(Leia Mais)

6 comentários:

Grupo 4 - Seminário sobre web 2.0 disse...

Olá grupo 3!!

estou adorando ler as entrevistas dos professores!!
só a entrevista da profª Vera nao está abrindo.
O problema é na URL. http://hhttp//geocities.yahoo.com.br/daniervelin/questionarioVera.pdf
é só retirar o hhttp//

Um forte abraço!
Vanessa

Julieta Sueldo Boedo disse...

O resumo está muito bem elaborado e dá uma idéia clara do conteúdo do texto original. Achei interessante também o recurso de Leia mais aparecer no blog e que te leve a um documento em PDF. Ótima introducao para o blog.
Saludos recifenses e cansados, Julieta.

Julieta Sueldo Boedo disse...

Olá colegas do grupo 3, o blog está muito bom! Parabéns!!! Ainda tenho muitas dúvidas com relacao a divisao das fases ou abordagens de CALL, e muitas vezes nao consigo identificar a qual delas uma atividade corresponde. Por exemplo, estava pensando nos professores que utilizam o computador mais de forma "intrumental", estou chamando isso ao fato de usar o computador só para conseguir textos ou vídeos ou áudios na internet para depois usar em sala de aula, isso seria entao "estímulo"??? Pode ser, mas os alunos nao participam nem sao envolvidos nessa atividade com o computador, simplesmente o professor faz a busca, imprime o texto (ou grava o áudio) e o apresenta em sala de aula, assim como um recurso de livro didático. Nao é? O que acham os meus caros historiadores?

Cida disse...

Oi grupo 3! Parabéns pelo trabalho! Gostei muito das entrevistas e acredito que elas são muito úteis para ampliar nossa compreensão do ensino de línguas mediado por computador no Brasil.

um abraço,

Cida Zolnier

Daniervelin Pereira disse...

Oi, colegas,

Que bom que gostaram de nosso trabalho aqui no blog. Ainda estamos em plena construção, mas acredito com as contribuições de vocês ele vai melhorar.

Julieta, eu também tenho algumas dúvidas nessa distinção entre o uso do computador como instrumento ou como estímulo, mas pelo que entendi da distinção feita por Warschauer, percebo que o computador como um tutor inclui atividades repetitivas, o "computer as tool" auxilia com corretores, ortografia e gramática e o "computer as stimulus" pressupõe seu uso com atividades de descoberta que estimulam os alunos a discutirem sobre algum assunto.
Acredito que, se o professor apenas leva alguma atividade do computador para a sala de aula, ele serviu aoenas de meio para se chegar a alguma informação, mero instrumento. Mas se esse produto encontrado na Internet, por exemplo, levanta discussões interessantes entre os alunos, ele pode ser considerado estimulador.
Alguém tem outras idéias?

Abrs,
Dani

Julieta Sueldo Boedo disse...

Dani, pensando na história do ELMC no Brasil, acredito pelo que eu conheço, que ainda muitos professores estão nessa fase mais de uso "intrumental" e aos poucos alguns iniciam os primeiros passos na apresentação de atividades com o uso do computador como estímulo. A fase denominda ade "integrativa" segundo Warschauer e Healey(1998)é mais incipiente ainda no Brasil, assim como a própia integração e normalização de ELMC.