domingo, 4 de maio de 2008

A informática na educação

Dois fatores na evolução da CALL

"Warschauer e Healey (1998), assim como outros autores, vêem a evolução histórica do uso dos computadores para o ensino de línguas como conseqüência da conjunção de dois fatores básicos: a diferentes abordagens no ensino de línguas desde a década de 50 e a evolução da capacidade técnica e o grau de acessibilidade dos computadores no ocidente desde então. Em outras palavras, as práticas de aprendizagem de línguas auxiliada por computadores não se modificam em si mesmas, mas modificam-se ao longo do tempo em função das diversas abordagens de ensino de línguas que utilizam-se de computadores como seus instrumentos e atribuem-lhe papéis e funções específicas" (Buzato, 2001, p. 31)

O impacto da CMC na CALL

A Comunicação Mediada pelo Computador (CMC) tem sido usada de uma forma ou de outra desde 1960, mas apenas se tornou mais amplamente acessível para o público geral a partir do início dos anos 90. A CMC acontece de duas formas: assincronamente (como por e-mail e fóruns) e sincronamente (como em chat de texto ou voz). Por meio desses recursos, os aprendizes podem se comunicar na língua-alvo com outros falantes nativos de forma mais acessível, 24 horas por dia. Eles podem se comunicar de um para um ou de um para vários, compartilhando arquivos de áudio e vídeo. Esse é um dos motivos que justifica o grande impacto da CMC no ensino de línguas.