segunda-feira, 5 de maio de 2008

História da Informática no Brasil

A História da Informática na Educação no Brasil data de mais de 20 anos. Nasceu no início dos anos 70 a partir de algumas experiências na UFRJ, UFRGS e UNICAMP.(Leia mais)

6 comentários:

Anônimo disse...

Adriana, José e Dani...

É realmente imprescindível essa questão da evolução da Informática no Brasil,se pretendemos analisar CALL dentro da nossa realidade... o aspecto que considero mais essencial é o fato da abordagem social que parece ter acompanhado esse processo desde o começo e que,inclusive,é apontada como diferencial entre os projetos de países como a França. Aqui,houve a preocupação central de que escolas públicas fossem envolvidas! isso nos faz perceber que nas nossas discussões,em todas as vezes que tendíamos para o tema da inclusão social,estávamos,nada mais,nada menos,que utilizando um discurso bem brasileiro e bem contextualizado...
Joelma

Julieta Sueldo Boedo disse...

Fiquei impressionada com dois aspectos: primeiro como as pesquisas começaram quando eu ainda estava engatinhando! Ou seja, já temos aí um longo percurso que se iniciou nos anos 70' apesar de ser um uso, ao quie parece, restrito a algumas universidades somente. O outro fator é a questão apontada pela Joelma, no texto ficou mais clara a diferença e especificidade do projeto brasileiro com relação ao francês e norteamericabno, como também aponta um dos vídeos do blog. Não quer dizer que no Brasil não haja ou tenha havido também uma preocupação do governo e do mercado, mas a abordagenm social esteve presente também.

Anônimo disse...

Outra observação é que acredito que a nossa área (CALL) já não está tão tímida como no início da história da informática no Brasil, como podemos observar pelo empenhos dos sete pesquisadores que foram entrevistados pelo grupo.

Valeska

Julieta Sueldo Boedo disse...

Pode ser Valeska, mas acho que essa realidade faz parte das universidades, que são as instituições às quais estão ligados a maioria, se não todos, os entrevistados. Acho que na prática, nas salas de aula de escolas e cursos de idiomas o ELMC ainda é sim muito incipiente.

Unknown disse...

Oi, Julieta.
Concordo com o que você disse. Até mesmo pelas entrevistas, podemos notar que os pesquisadores assumem o avanço, mas percebem que o ensino regular ainda não anda a contento.
Outra questão, ao ler no texto sobre o papel do computador, fico pensando se o papel do professor já foi "realmente" definido. Temos ainda que caminhar até mesmo para reconhecimento de regras e atitudes profissionais que nos amparem no contexto CALL. Essa preocupação foi citada pela professora Anise Ferreira em sua entrevista.
Rejane

José disse...

Adriana, Dani e demais Colegas:

Gostei de ver a novidade: a entrevista da Profª Drª Reinildes Dias!

Sugiro que todos(as) a leiam! Valerá a pena!

Em breve, creio, teremos as entrevistas do Prof. Dr. Carlos Gohn e do Prof. Dr. Ricardo A. de Souza.

Obrigado,

José.